Estamos iniciando o mês de Março, mas antes de tudo, já podemos elencar as principais equipes do futebol brasileiro em 2020. Ao passo que passa o ano, vamos fazer o ranking dos time que seja por manter um bom trabalho ou por ter feito mudanças pontuais merecem um certo destaque:
1º colocação no ranking das principais equipes do futebol brasileiro – Flamengo
Para começar o ranking das principais equipes do futebol brasileiro em 2020, vamos com o atual campeão brasileiro e da Libertadores. O Flamengo é unanimidade quando se diz qual é o time que está melhor e é favorito para os campeonatos que disputa.
O grande trunfo do rubro negro foi manter o elenco e, principalmente, o técnico Jorge Jesus. Ainda somando a Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol. Além disso recrutando reforços como Pedro e Pedro Rocha.
No início do ano, o time já conquistou a Supercopa do Brasil da mesma forma que a Recopa Sul-Americana com certa folga frente Athletico e Independiente del Valle, além de conquistar o primeiro turno do campeonato carioca. Portanto, o Flamengo é o time a ser batido esse ano.
Time base: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Thiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Vitinho e Gabigol.
Próximos jogos:
11/03 – Libertadores – x Barcelona (EQU)
15/03 – Carioca – x Portuguesa
19/03 – Libertadores – Independiente del Valle (EQU)
2º colocação – Grêmio
Apesar da imensa derrota das semifinais da Libertadores para o campeão Flamengo, o Grêmio ainda é um grande time que vai incomodar no ano de 2020. Manteve Renato Gaúcho que superou Muricy Ramalho como o técnico brasileiro com mais tempo de serviço desde 2003, e além disso, renovou também com Everton, destaque da campanha do Brasil na última Copa América.
A perda do Luan, da mesma forma que a falta de uma peça na armação do jogo preocupa, contudo os reforços nas laterais e no meio campo defensivo colocam o Grêmio na segunda colocação deste ranking.
Consequentemente, um dos grandes desafios tanto para o Grêmio quanto para seu rival, Inter, serão, acima de tudo, os duelos na Libertadores.
Confira um especial do Globo esporte sobre o Grenal da Libertadores: https://interativos.globoesporte.globo.com/rs/futebol/voce-escala/escale-o-time-ideal-com-jogadores-de-gremio-e-inter-campeoes-da-libertadores
Time base: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Lucas Silva, Matheus Henrique e Maicon, Alisson, Everton e Diego Souza
Próximos jogos:
12/03 – Libertadores – x Internacional
15/03 – Gaúcho – x São Luiz
18/03 – Libertadores – Universidad Católica x
3º colocação no ranking das principais equipes do futebol brasileiro – Palmeiras
A chegada de Luxemburgo preocupou os torcedores palmeirenses, mas o início do ano foi bom, porém ainda pode melhorar. De dez partidas no ano, o Palmeiras não venceu quatro, com empates contra São Paulo, Santos e Ferroviária, derrota para o Bragantino. Nos clássicos, quando enfrentou rivais mais fortes, não conseguiu fazer gol. Isto, apesar de ter o maior número de gols do Campeonato Paulista.
Vanderlei Luxemburgo, primeiramente, está à procura da formação ideal. Às vezes, o time parece espaçado, como na Argentina, contra o Tigre. Em outras, agrupa-se, como contra o Santos. Mas ganha jogos trocando passes, como contra o Guarani e o Mirassol. Porém, outras vezes, atrasa a marcação e prefere a transição rápida, como no primeiro tempo contra o Santos.
Finalmente, o forte elenco e a falta de outros candidatos o colocam, assim, ainda na terceira colocação deste ranking.
Time base: Weverton; Gabriel, Felipe Melo, Gustavo Gomez e Viña; Ramires, Bruno Henrique e Dudu; William, Rony e Luiz Adriano.
Próximos jogos:
10/03 – Libertadores – x Guarani
15/03 – Paulista – Inter de Limeira x
18/03 – Libertadores – Bolívar x
4º colocação – Internacional
O colorado que até setembro de 2019 estava nas três competições, mas viu seu futebol implodir com a perda da Libertadores nas quartas para o Flamengo e, principalmente, a final da Copa do Brasil para o Athletico. A demissão de Odair Hellmann fez com que o time acabasse fora do G4, posição que o, por consequência, o fez jogar a Pré Libertadores.
Nos primeiros jogos entretanto, Eduardo Coudet estava encaixando o time dentro de suas filosofias, mas agora, com a chegada da fase de grupos da Libertadores, o argentino consequentemente tem mais liberdade para ousar e colocar o time mais para frente. Apesar de passar pela tensa Pré Libertadores, falta ainda um teste de fogo contra uma equipe qualificada e certamente o Grenal da Libertadores pode servir para isso já que o time perdeu no mata mata do campeonato Gaúcho para o tricolor.
Time base: Lomba; Rodinei, Cuesta, Bruno Fuchs e Moisés; Musto, Edenilson e Boschilia, Marcos Guilherme, D’Alessandro e Guerrero
Próximos jogos:
12/03 – Libertadores – Grêmio x
15/03 – Gaúcho – São José x
18/03 – Libertadores – x América de Cali
Parece que os principais times brasileiros ainda têm muito com o que se preocupar, mas nós torcedores teremos fortes emoções nos campeonatos nacionais e muito provavelmente nos internacionais.
Se você gosta de futebol conheça uma maneira de manter suas chuteira e luvas secas e duráveis por muito mais tempo, conheça a sílica gel bodout