Mofo

Mofo: seus pulmões em perigo. O que é e como resolver?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on email

O mofo é conhecido por todos e visto em casas,  alimentos estragados ou ambientes com umidade. Não importa o lugar que seja encontrado e nem por quem, indiscutível é o fato de serem desagradáveis não só visualmente, pelo seu mau cheiro, mas também por poderem causar diversos problemas de saúde. Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre eles e como bodout pode ajudar a evitá-lo 

O que é mofo?

O mofo é um conjunto de filamentos de células (hifas) que se desenvolvem por meio dos esporos (unidades de reprodução dos fungos).Eles se projetam no ambiente através das manchas pretas ou acinzentadas nas superfícies úmidas das paredes e tetos mas não somente aí, é possível ter mofo em praticamente todos os lugares.

São as hifas que são perigosas, principalmente para pessoas vulneráveis com baixa imunidade ou que sofrem de asma. Os esporos dos fungos ao se proliferarem em ambientes internos, em consequência disso podem desencadear problemas alérgicos e respiratórios principalmente naqueles que vivem no ambiente.

Algumas espécies de fungos, em particular, o Stachybotrys, libera toxinas que podem causar inflamação pulmonar, perigosa para crianças e acima de tudo para idosos.

Aspectos do mofo

Com relação à coloração, existem mofos de muitas cores diferentes e as vezes podem aparecer como manchas, mas geralmente são em tons acinzentados, esverdeados, azulados ou esbranquiçados, ficam normalmente em relevo. Quanto ao odor, certamente pode ser bem característico, sendo fácil de identifica-los em lugares escondidos, como carpetes ou no verso do papel de parede, porém são fáceis de serem removidos com um pano úmido.

Onde o mofo pode ser encontrado

O mofo pode  ser encontrado em qualquer local ou época do ano,  mas o que causa seu desenvolvimento são ambientes que contenham umidade ou sejam úmidos por um longo período, além disso a sombra, pois os fungos são sensíveis a radiação direta do sol.

Exemplos de locais, dentro de casa, que podem ser propícios para o aparecimento do mofo, caso seja presente as condições de crescimento necessárias para seu crescimento: Armários; Banheiros; Guarda-roupas; Estofados; Tapetes; Carpetes; Paredes; Telhas; Porões; Pias e Canos

Mofos perigosos 

Alguns tipos de mofos são danosos a saúde humana, como é o caso do bolor de pão e de outros alimentos. Isto ocorre, pois eles estragam e apodrecem os alimentos. Ao comer um alimento (pão, fruta, legume, etc.) é sempre importante verificar se o mesmo não se encontra embolorado. Em caso afirmativo, o certo é jogar o alimento no lixo.

Mofos úteis 

Existem também algumas espécies de mofos que são úteis aos seres humanos. Podemos citar como exemplo os mofos do gênero penicillium. Estes mofos servem para os cientistas como base para a produção de antibióticos (penicilina), usados para combater vários tipos de doenças.

Algumas espécies de mofos tão são usadas na fabricação de determinados tipos de queijos.

Problemas ocasionados pelo mofo

O mofo não apenas pode destruir os itens da casa, mas também pode fazer muito mal à saúde. Problemas respiratórios podem ser causados ou agravados por ele como:

Asma alérgica

Rinite alérgica

Sinusite fúngica

Aspergilose broncopulmonar alérgica

Micose broncopulmonar alérgica

Alergias

Os problemas respiratórios,  como por exemplo a rinite, pode ser desencadeada ou ter uma piora, quase que de imediato quando uma pessoa, predisposta ou não, a tê-la, entra em contato com o mofo, ou seja, se alguém já tem rinite ou até que não tenha, pode consequentemente passar a ter quando estiver em um local que possua o fungo.

A umidade a riqueza em matéria orgânica, e a ausência da luz do sol são os principais vetores do surgimento de fungos, portanto,  eles gostam e muito de nossas casas e principalmnet de nosso quartos, e nossos calçados, luvas e roupas.

Como combater o mofo então?

A remoção do mofo geralmente é mecânica, ou seja, um pano ou esponja com água e sabão, ou então uma solução fraca de água sanitária já faz muito bem o serviço, assista como remover o mofo nesse vídeo da Paloma Cipriano do canal Casa de Verdade. Lembre de proteger seu rosto e olhos com máscaras e as mãos com luvas, o pó liberado pode ir parar nas suas mucosas e pulmões, que também são ambientes interessantes para reprodução de fungos.

Nos ambientes, ligar uma vez por semana o ar condicionado na função desumidficar ou deixar entrar a luz do sol e correr o vento já inibe bastante a formação de mofo; nos armários, gavetas e sapateiros use a sílica gel bodout para manter os ambientes livres de umidade.

 

Cadastre seus contatos e receba dicas e promoções

Iniciar chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajuda?