Correndo ou caminhando um dia você vai inevitavelmente molhar seus tênis, seja de suor um num dia chuvoso, eles serão impactados diretamente pela umidade e nesse ponto, saber secá-los rapidamente é uma ótima técnica a se saber.
O equipamento esportivo mais importante para um corredor, é sem dúvida o seu tênis. E se você acha que qualquer um serve para correr com frequência, aí que se engana. Existem diversas variáveis para encontrar o seu tênis de corrida ideal para você, fatores que não são típicos na hora de comprar um tênis comum, mas que os corredores estão acostumados. Em resumo, o tênis para correr é um investimento.
Tendo em vista que este é um investimento, você deve tratá-lo como tal. Então cuide dele para que dure o máximo de tempo. Confira a seguir algumas dicas para escolher seu tenis de corrida aqui, e vamos te ensinar a fazer durar seu tênis ao máximo.
E mesmo que você não corra, e use os tênis somente para dar conforto aos seus pés e fazer caminhadas, evite ao máximo tenis úmidos, mais abaixo vamos lhe mostrar por quê.
Como recuperar tenis molhados
Seja um tênis de corrida, ou do seu dia a dia, você tem que mantê-lo seco. É uma questão de saúde e higiene. Se você utilizar tênis molhados durante um longo período, é garantido que você desenvolverá uma frieira, no mínimo, e mais certo ainda que seu tenis vai se destruir. Então preste atenção e veja o por que é tão importante tirar umidade de um tenis molhado.
A nossa proposta para tirar umidade de um tênis é, em especial, ótima para quem corre. Pois como precisam secar o tênis com mais frequencia, sem deixar resíduos e com agilidade.
Inicialmente veja se seus tênis estão somente úmidos ou encharcados, caso estejam encharcados, é ideal que você coloque um panos, ou toalha de rosto dentro de cada tênis, isso vai transferir o excesso de água do tênis para o pano e acelerar a secagem.
Outra forma, caso você não tenha essa em mãos, é de o deixar na vertical (bom a entrada para baixo) em um local ventilado. Naturalmente a umidade desse e volta para o ar. Ou então, deixar uma meia de algodão, limpa e seca, dentro, ela absorverá a umidade, mas não completamente.
Nunca coloque seus tênis direto no sol, todas as estruturas de plástico, couro ou tecido sofrem muito com a radiação solar direta.
Removendo a umidade como mágica
Após, primeiramente, tirar o excesso de água, em segundo lugar vamos eliminar a umidade de um dia pro outro mesmo em dias úmidos.
Aí entra a Silica gel bodout. A princípio é uma tecnologia simples, são dois sachês (um para cada pé do tênis) que você deixa dentro do tênis por algumas horas e seu tênis já fica sequinho. Além de tirar a umidade, ele combate diretamente a proliferação de bactérias, fungos e o chulé.
A grande mágica é que, mesmo absorvendo a umidade, os sachês não ficam molhados. Então eles tiram umidade do tênis de corrida sem deixar nenhum resíduo dentro, como seria o caso de talcos ou desodorantes em pó.
Apos usar os sachês de silica gel bodout, é só regenerar e usar de volta.
Dica de ouro : Os sachês servem também para retirar aquela umidade residual que demora a secar o tenis depois de lavado.
Dicas para limpar o tenis por fora
Aqui você deve tomar alguns cuidados. Pois o dependendo do que você usar, poderá danificar o tecido do seu tênis. Então evite usar produtos químicos que não sejam recomendados para o seu tipo de tênis (seja branco, preto, colorido, camurça, couro, ou outro tipo).
Para uma limpeza simples, use um pano úmido com sabão neutro e passe em volta. Não precisa fazer muita força, apenas para retirar a sujeita. Lavagens mais duras comprometem a durabilidade do tênis.
E para uma limpeza mais pesada, vai depender muito do material do seu tênis. Para isso recomendamos que veja este artigo do Tua Casa que conta certinho como tratar cada um dos tecidos.