Cheiro em roupas umidade

Qual é a melhor forma de se combater o mofo e a umidade em roupas?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on email

Com a chegada do verão, as pessoas aposentam as roupas de inverno e as deixam guardadas até que o inverno ou o tempo frio apareça. A mesma coisa quando chegar o inverno, pois algumas peças de verão não podem ser usadas nessa época.

Contudo, até que se use novamente essas roupas guardadas, qual é a melhor forma de armazená-las para evitar problemas? Ou, melhor, como evitar e combater o mofo e a umidade em roupas guardadas? Elas ficam guardadas por longos períodos de tempo e isso pode ocorrer com elas.

As roupas que ficam guardas, na maioria das vezes, caso não sejam armazenadas corretamente, acabam juntando poeira, mofo e umidade. Principalmente se são deixadas dentro de lugares que ficam muito tempo fechados. Assim, quando vamos usá-las novamente, elas acabam estando mofadas.

Isso até mesmo pode acontecer com roupas deixadas no guarda-roupas, em baús das de camas boxes e closets. Qualquer ambiente, se não bem cuidado e bem armazenado, pode ocasionar mau cheiro e mofo. Fatores que podem ser prejudiciais à nossa saúde.

Como nasce o mofo e a umidade em roupas?

O mofo, o bolor ou os fungos fazem parte do reino fungi. Eles aparecem em locais úmidos que favoreçam o seu crescimento. Ou seja, locais onde eles podem se alimentar, crescer e também procriar. Geralmente eles se alimentam de matéria orgânica.

Sendo o pô composto por restos de matéria orgânica, tais, como, restos de pele que soltamos e nem nos damos conta, ácaros mortos e afins, esse material pode estar por toda a parte. Sendo assim, os fungos acabam crescendo em lugares mais variados se deixarmos a natureza agindo.

Contudo, dentro de guarda-roupas e armários, eles acabam encontrando o ambiente com iluminação e temperaturas adequadas para crescerem. Bem como, qualquer outro lugar fechado e que possua certa umidade.

Problemas relacionados ao mofo e umidade em roupas

O mofo, além de gerar mau cheiro, pode causar alguns problemas relacionados à saúde. Quem tem problemas respiratórios em contato esses microrganismos, pode manifestar alguns tipos de alergias crônicas, tais, como: bronquite, asma e rinite.

Os microrganismos também podem causar danos aos armários, rejuntes e roupas. Isso porque eles podem causar manchas nas paredes e em móveis ou até mesmo estragar peças inteiras feitas de madeira.

O mofo e a umidade em roupas podem causar muitos problemas, não somente nas peças, mas na vida das pessoas. Entretanto, não é nada legal também você acabar perdendo suas roupas favoritas por causa de manchas e apodrecimento do tecido.

Dicas de como evitar mofo e umidade em roupas e também o mau cheiro

O problema do mofo e da umidade em roupas é algo que é praticamente inevitável lutar contra. É necessário aceitar que o mofo e os fungos sempre iram surgir dentro de guarda roupas e armários. Já que a umidade sempre vai estar presente em nossas vidas.

E como os fungos são inevitáveis, o máximo que podemos fazer é criar estratégias para combatê-la.

  • Tirar as roupas para lavar ou tomar sol

Um jeito de combater os problemas relacionados com a umidade em roupas que ficam um longo período de tempo guardadas é deixá-las tomar sol periodicamente. Isso é bem simples, mas não garante que a umidade não dê um jeito que o mofo e o bolor surgem em suas peças. Contudo, não custa nada prevenir, então, pelo menos uma vez por semana, é bom fazer isso.

Tirar os cobertores para tomar um sol no varal auxilia no combate da umidade no guarda-roupas. Também é bom utilizar esse momento para tirar do guarda-roupas aquelas peças de cama e banho para tomarem som. Faça doações de peças que não usa mais para evitar acúmulos desnecessários.

E também para limpar esses locais, é necessário que o local onde se guarda as roupas esteja limpo e seco. Isso porque armazenar as roupas em um local inadequado pode fazer que os esforços de acabar com o mofo e fungos seja em vão.

  • Vinagre

O vinagre pode ser  de grande valia para combater mofo e bolor. Isso porque o vinagre tem em sua composição ácidos que são ótimos para auxiliar na remoção de manchas de bolor de paredes e armários.

Basta aplicar o vinagre com um pano umedecido branco. O pano deve ser banco para que não manche a parede com as cores do pano a ser utilizado caso ele fosse colorido. E, em seguida, passe um pano seco para tirar o excesso do vinagre.

  • Agua sanitária ou limão

Outras misturas que podem ser utilizadas para tirar manchas de mofo e bolor é água sanitária e suco de limão diluídos em água. Você pode fazer essa mistura passar nas áreas com bolor ou com umidade e deixar as portas e janelas abertas para que o ar possa circular.

A aplicação é feita de mesma forma que a aplicação do vinagre, com um pano umedecido. Aplique a solução ao local e, em seguida, você passa um pano seco para retirar o excesso e evitar manchas na parede.

  • Não use amaciantes ou perfumes

Para que a umidade em roupas dentro dos armários não se torne um problema, evite lavar as roupas que vão ficar muito tempo guardadas com amaciante. Muito menos, coloque perfumes elas.

Esses produtos podem contribuir para o aparecimento de mofo e bolor. Isso porque ajudam a deixar as roupas mais úmidas antes de serem guardadas.

  • Saquinhos secantes

Outra maneira de ser evitar a umidade em roupas, são os saquinhos com produtos dessecantes naturais. Tais, como: cascas de árvores, serragem de cedro, cravo ou bicabornato de sódio. Esses produtos podem contribuir para diminuição da umidade presente nesses espaços. Contudo, eles não são muito eficazes e podem ficarem mofados juntos com as roupas.

Sendo assim a troca dos saquinhos  periodicamente é fundamental para evitar a umidade em roupas. Pelo menos uma vez por semana é necessário trocar para que eles não embolorem.

Use Sílica Gel Bodout

Uma ótima solução para acabar com a umidade nos guarda-roupas e armários são os sachês de Sílica Gel Bodout. Dentre as opções, a sílica gel é a melhor, pois é um composto sintético e sua durabilidade e poder de absorção são prolongadas.

Colocando sachês de Sílica gel Bodout nas gavetas, nos guarda-roupas ou nos armários, você evita o acúmulo de umidade nesses locais. Dessa forma, evita o aparecimento de mofo e fungos, pois tira as condições ideais para o crescimento de bolor e mofo.

Iniciar chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajuda?