instrumento musical

A sílica gel aplicada no ramo de instrumentos musicais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on email

Vários cuidados devem ser tomados com os instrumentos musicais para que eles tenham uma boa durabilidade. Nesse contexto, o uso da sílica gel no ramo de instrumentos musicais é uma prática cada vez mais comum. Isso porque esse produto auxilia na conservação de vários tipos de instrumentos.

Portanto, no posta de hoje, falaremos sobre todas as funcionalidades e benefícios que a sílica em gel pode proporcionar para o ramo de instrumentos musicais. Fique com a gente e confira!

Fatores que prejudicam e estragam instrumentos musicais

É importante evitar deixar o instrumento exposto a umidade. Isso porque a umidade pode causar oxidação e ferrugem nas partes metálicas. Além da possibilidade de criar fungos e mofos em alguns deles.

A umidade também pode alterar a resistência das colagens, amolecer e dilatar a madeira. Sendo assim, a primeira dica, é evitar guardar os seus instrumentos em locais úmidos, tais, como, guarda-roupas colocados em paredes com infiltração e porões.

Portanto, sempre guarde seus instrumentos em locais secos e arejados. O ideal é guardar o instrumento em um suporte de chão com o apoio do braço fora de capas. Mas, se você não tiver como guardar dessa maneira, você pode deixá-lo em um case ou bag, armazenado junto com sachês de sílica gel.

Por que usar sílica gel no ramo de instrumentos musicais?

A utilização da sílica gel no ramo de instrumentos musicais é uma forma de prevenir o desgaste dos aparelhos por meio da oxidação e do excesso de umidade. Além disso, os instrumentos também pode se deteriorar devido ao contato constante com a saliva e o suor. Esses fatores em conjunto podem tornar a vida útil dos instrumentos bem mais curtas.

Sem dúvidas, o ponto de vista principal do uso da sílica gel, é o econômico. Isso porque é muito mais barato cuidar bem dos instrumentos. Assim, eles se mantêm em boas condições de uso por muito mais tempo. Imagina só ter que trocar constantemente de instrumentos por causa de má conservação? Ninguém merece!

Sendo assim, além de ser um produto barato, a sílica gel prolonga a vida útil dos seus instrumentos, fazendo com que você não precise comprar outro tão cedo. Portanto, é muito mais vantajoso economicamente manter o instrumento bem cuidado fazendo o uso da sílica gel bodout.

Benefícios da sílica gel na preservação de instrumentos musicais

Os motivos pelos quais se deve usar a sílica gel no ramo de instrumentos musicais são inúmeros, a começar pela longevidade que o produto traz aos instrumentos.

Chamados também de dessecantes, os sachês de sílica gel são as substâncias químicas que possuem a capacidade de absorver líquidos. Por isso, é tão importante para o ramo de instrumentos musicais, pois, esses instrumentos são sensíveis a umidade. O uso da sílica gel no ramo de instrumentos musicais é um mercado que cresce cada vez mais no Brasil e no mundo.

É importante informar que a sílica gel é um produto sintético, que é produzido pela reação de silicato de sódio e ácido sulfúrico, formando um agente dessecante de estrutura porosa. Entretanto, a sílica gel bodout ainda tem mais dois diferenciais exclusivos muito importantes: é biodegradável e atóxico. Diferente de todas as outras do mercado, que apresentam graus de toxicidade.

Quais são os cuidados necessários com instrumentos de sopro?

A importância do uso da sílica gel no ramo de instrumentos musicais é muito grande, pois pode ser utilizada em vários tipos de instrumentos, incluindo os de sopro.

Por serem tocados com sopro, ou seja, com a boca, como o próprio nome já diz, os instrumentos de sopro requerem cuidados diários de limpeza. O contato com a boca e com a saliva costuma deixar água no interior desses instrumentos, o que pode gerar a proliferação de bactérias e fungos. Além de sempre manter algumas peças e componentes do instrumento musical sempre úmidas.

Portanto, é necessário que depois de cada utilização do instrumento de sopro, seja feita uma limpeza com pano seco na parte externa do mesmo. Porém, para manter as aberturas do instrumento secas e livres de mofo é necessária a utilização da sílica gel.

É muito importante guardar bem os instrumentos de sopro. Isso porque, sendo eles, me sua maioria, feitos de metais, eles correm o risco de oxidar e se deteriorar rapidamente. Além da saliva do próprio músico é importante se preocupar com os fatores externos e dos ambientes aos quais ele fica exposto.

O local onde esses instrumentos ficam guardados deve ter um clima controlado, sem muitas alterações. Até mesmo o ar condicionado também pode trazer umidade aos instrumentos. Portando, é melhor guardar em um lugar arejado que não precise climatização.

Antes dos shows, os músicos costumam deixar os instrumentos no palco, exposto a temperatura do local para que ele não ocorra alterações na afinação. Após o término das apresentações, é importante limpar bem os instrumentos e guardá-los, sem esquecer da sílica gel.

Como prevenir o problema de mofo no piano?

O uso da sílica gel no ramo de instrumentos musicais também engloba a preservação de grandes instrumentos, assim como é o caso dos pianos. Os pianos podem contrair mofo e ficarem embolorados. Além disso, alguns modelos possuem cordas de metal que podem oxidar se estiverem em contato com a umidade.

Os pianos são instrumentos musicais muito refinados e desafinam com muita facilidade. Por isso, eles exigem muitos cuidados em sua manutenção. Após ser feita a manutenção de um piano, é recomendado sempre passar um pano seco na parte externa. Para potencializar ainda mais a conservação, coloque sachês de sílica gel nas cavidades externas para evitar o mofo e ajudar no controle da umidade.

O calor em excesso também pode trazer umidade

Na correria do dia a dia, a forma de transporte mais usada pelos profissionais do ramo musical para os seus instrumentos é o porta-malas do carro, das vans ou dos ônibus das bandas.

Sendo assim, quando se trata de instrumentos de madeira, tais, como, guitarras, contrabaixos, violões, violinos, dentre outros; são deixados por muito tempo dentro de um carro exposto ao sol intenso, o calor pode fazer com que se gere umidade. Se o lugar tiver abafado, o instrumento pode “suar” e criar umidade. Assim, ele vai se danificando como tempo.

Além disso, também existe a possibilidade do instrumento empenar devido ao contato com o sol e o calor. Principalmente aqueles que possuem “braços” de madeira. Contudo, os músicos costumam viajar muito e os instrumentos tem que ser levados para os shows dessa maneira. Então, para amenizar essa situação, existe uma solução alternativa.

Por isso, é sempre bom guardar os instrumentos no lugar certo, nas suas cases ou capas, juntos com sachês de sílica gel bodout, que serve para a preservação de quaisquer tipos de instrumentos. Não perca tempo e faça o seu pedido do nosso produto agora mesmo e zele por seus instrumentos musicais!!!

Cadastre seus contatos e receba dicas e promoções

Iniciar chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajuda?