Desde o início da sua fabricação as próteses ortopédicas vêm evoluindo muito. Nos últimos anos as próteses esportivas vem se destacando, acima de tudo, como opções de dar muito conforto e desempenho aos usuários. Atualmente, encontramos mecanismos que conseguem atender tantos os paratletas, assim como pessoas que buscam a saúde e qualidade de vida através de esportes de baixo rendimento. Primeiramente, vamos conhecer algumas características:
Qual a diferença de uma prótese comum para as próteses esportivas?
A diferença entre essas próteses são os componentes. Ao contrário da prática profissional, em que cada milésimo de segundo faz diferença e a interface protésica precisa estar adequada à estrutura anatômica e biomecânica do paciente, o recomendado, portanto, para a prática de esporte amador é encontrar um meio termo na exatidão e configuração do material.
Características da prótese esportivas:
Adequada para grandes cargas
Existem altas exigências para uma prótese esportiva. Ela tem de ser, portanto, resistente, e ainda leve e compacta. Além disso, a articulação de joelho tem de conseguir suportar altas cargas, porque as forças que agem em uma prótese são maiores durante a corrida que durante a caminhada.
Fase de balanço ideal
A articulação de joelho das próteses esportivas utiliza um formato modificado do sistema de rotação , ou seja, um controle especial da fase de balanço. Por exemplo, existem adaptações específicas para corrida e o salto.
Alto retorno de energia
O pé de mola de carbono proporciona-lhe um excelente retorno de energia para uma corrida dinâmica que exija menos energia. Em outras palavras a prótese esportiva tem uma “mola” muito melhor na hora de desempenhar sua função.
Vários tipos de esportes
Para jogging, corrida, salto ou caminhada nórdica: com a prótese esportiva, você pode desenvolver completamente seu potencial de desempenho em atividades à sua escolha. São possíveis vários esportes relacionados ao atletismo e à corrida.
Confira um vídeo do canal “Vitor Dourado” em que ele relata como é sua prótese esportiva
Cuidados para manutenção das próteses esportivas
01 – Não faça ajustes ou manutenções sem consulta prévia
Nunca faça ajustes ou manutenções por conta própria em sua prótese, pois o ajuste errado pode acabar desalinhando a prótese, fazendo, portanto, com que você tenha a marcha prejudicada ou então que algum componente fique solto. Além do mais, você pode ter sérios problemas futuros em outras partes do corpo, como na coluna e no joelho, devido estar andando de forma errada.
02 – Barulhos estranhos na prótese
Ficar sempre atento a qualquer sensação ou barulho diferente na prótese, porque isso pode indicar que a prótese está com algum problema como peças com folga ou possui algum componente quebrado. Caso isso ocorra, você deve imediatamente procurar o seu ortopedista técnico, caso contrário, você pode até sofrer um acidente
03 – Não deve molhar a sua prótese
É extremamente proibido a entrar com a prótese na água como: praias, piscinas, se a sua prótese não for apropriada. Molhar uma prótese que não é apropriada para água, fara, consequentemente, com que você estrague os componentes da sua prótese. Se deseje nadar com a prótese, verifique se a sua prótese é permitida, caso o contrário terá que entrar na água sem a sua prótese.
04 – Faça revisões periódicas
A prótese como qualquer equipamento necessita de revisões periódicas, mas a manutenção realizada por um especialista ajuda a prevenir problemas futuros como quedas ou encontre algo que você não percebeu que está errado.
05 – Manter o peso
O encaixe da prótese é feito sobre a medida do coto do amputado, por esse motivo, manter o peso se torna algo de extrema importância após a protetização.
E como a Sílica gel bodout pode te ajudar com suas próteses esportivas?
A sílica gel bodout auxilia na remoção da umidade de próteses evitando fungos e chulé, ajuda também em evitar alergias na pele, proporcionando conforto e também evitando a oxidação de partes metálicas e uma durabilidade muito maior para sua prótese esportiva saiba mais.