Amanda nunes com o cinturão do UFC onde se vê escrito conheça as 10 atletas brasileiras que marcaram a história.

Atletas brasileiras: as 10 mulheres matadoras no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on email

O Brasil apesar de ter pouco incentivo ao desenvolvimento de atletas profissionais, conseguiu desenvolver grandes destaques internacionais. Costumeiramente são lembrados dos destaques do futebol masculino, mas finalmente neste artigo será diferente. Queremos destacar as grandes atletas brasileiras que ganharam os holofotes internacionais.

Enfim, confira 10 dentre as diversas atletas brasileiras que ganharam seus lugares dentro do esporte mundial.

Atletas brasileiras do UFC : Amanda Nunes 

Praticante de artes marciais desde os 16 anos, está com a carreira em ascensão e atingiu um novo patamar principalmente no fim do ano passado.

Amanda e suas luvas  além de derrotar Ronda Rousey, fizeram o inacreditável: no dia 28 de dezembro de 2018 derrotou a Cris Cyborg no UFC 232, ex-dona do cinturão peso pena que estava invicta há 13 anos. Com esta vitória se tornou imediatamente a primeira mulher campeã de duas categorias  no UFC peso-galo e peso-pena e um fenômeno no mundo das lutas.

Além da Amanda, Claudinha Gadelha, Poliana Botelho, Priscilia Cachoeira, Bethe Correia, Mackenzie Dern, Virna Jandiroba, Amanda Ribas, Poliana Viana e Ketlen Vieira fazem muito bonito, acima de tudo, quando o intuito é lutar.

Marta Vieira da Silva

Nossa atleta destaque do futebol feminino e atualmente de todo o esporte futebol. Muito conhecida por ter sido 6 vezes considerada a melhor jogadora do mundo ,  devido a cinco vitórias consecutivas do prêmio, diga-se de passagem, muito mais que qualquer homem.

Em 2009, a Revista Época a considerou um dos 100 brasileiros mais influentes do ano. Em 2015 ganhou, como resultado de seus feitos, o título de Maior Artilheira da História de todas as Copas do Mundo de Futebol Feminino devidos seus 15 gols na competição.

Também é conhecida como Maior Artilheira da História da Seleção Brasileira. Superando até mesmo a marca do Pelé com 101 gols, ou seja, a maior lenda viva do futebol, sem dúvidas.

Maria Esther Bueno

Este é um dos maiores nomes do tênis brasileiro entre homens e mulheres. Em 2012 foi eleita a melhor atleta tenista do século XX da América Latina. Está na 38ª posição no panteão dos maiores tenistas de todos os tempos. Colecionou 589 títulos internacionais em 20 anos de carreira.

Só o famoso torneio Grand Slam ela venceu 19 vezes. Sendo sete na categoria simples, onze em duplas femininas e um em duplas mistas. Chegando a ser a 1ª colocada no ranking da Federação Internacional de Tênis em 1959 e 1964. Acima de tudo, uma lenda entre os esportistas.

Atletas brasileiras do basquete:

Hortência Marcari

Hoje aposentada, mas ainda atualmente muitíssimo procurada para realizar palestras motivacionais e consultoria de esportes. Foi uma das maiores jogadoras de basquete.

Além disso, em 2005 entrou para o famoso Hall da Fama do Basquete Internacional, ficando definitivamente ao lado de ícones como Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird.

Conquistou ainda mais prestígio na posição de maior pontuadora da Seleção Brasileira de Basquete, com 3.160 Pontos marcados em 127 partidas oficiais. Uma média total de 24.9 pontos por partida.

Maria Paula Gonçalves da Silva

Ficou conhecida como Magic Paula, da mesma forma que sua referência; o jogador americano Magic Johnson. Sempre ao lado de Hortência quando jogando pela Seleção Brasileira, por outro lado nos campeonatos locais, as duas eram grandes rivais.

Ganhou medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996. E até hoje é considerada certamente uma das melhores jogadoras de basquete que já tivemos no Brasil.

Maria Lenk

Foi a primeira mulher nadadora sul-americana a participar dos jogos olímpicos.

Como esta participação Olímpica aconteceu durante a Grande Depressão, enquanto o mundo passava por uma crise financeira e humana ginatesca, o Governo Federal não conseguiu colaborar efetivamente com os custos da viagem. Apesar disso emprestou o navio Itaquicê e doou muitas sacas de café para que realizassem a viagem. Todos os atletas da delegação olímpica brasileira vendiam café durante as paradas da viagem. Desta forma finalmente conseguiram chegar, com atraso, para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 1932.

Maria tinha apenas 17 anos, ou seja, menor de idade e além disso, precisou de um uniforme emprestado para competir naquele ano.

A nadadora ainda disputou os Jogos Olímpicos de Berlim 1936 e Tóquio 1940 (todavia a de Tóquio não aconteceu devido a Segunda Guerra Mundial). Também quebrou o recorde mundial nos 200m e nos 400m nado peito, em 1939.

Atletas brasileiras do Atletismo:

Maurren Maggi

Ela é o maior nome do atletismo feminino do Brasil.

Além de ser medalha de ouro pelo Brasil país em esportes individuais no salto em distância dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 com 7,04 metros.  Foi também o primeiro ouro olímpico no atletismo desde Joaquim Cruz, em Los Angeles 1984.

Fabiana Murer

Campeã mundial, pan-americana e além disso, recordista brasileira e sul-americana no salto com vara. Também foi duas vezes campeã mundial, sendo em 2010 na pista coberta e em 2011 ao ar livre.

Antes do atletismo, Fabiana praticava ginástica artística. Mas teve que parar de praticar a modalidade aos 16 anos, pois sua altura impedia a prática em barras assimétricas, já que os seus pés tocavam o chão quando pendurada na barra.

Jaqueline Silva e Sandra Pires

A grande dupla de campeãs do vôlei de praia feminino nas Olimpíadas de Atlanta em 1996. 

Jaqueline e  Sandra formaram mais dinâmica que o Batman e Robin.

Jaqueline já tinha histórico no vôlei de quadra, ou seja, já havia participado de duas Olimpíadas junto da Seleção Brasileira. Moscou 1980 e Los Angeles 1984, onde ganhou o título de melhor levantadora de todos os tempos. No fim dos anos 80 ela migrou para o vôlei de praia quando o esporte ficou em alta.

Sandra jogava vôlei de praia desde os dezessete anos, no início dos anos 90 e seguiu para o profissional sempre dentro da modalidade. Ao ser convidada por Jaqueline para ir ao EUA em busca do sonho no vôlei, ela largou até o noivado e partiu para o objetivo.

Esses são só alguns exemplos dessas atletas brasileiras que  vêm encantando o mundo com seus talentos nos esportes. E você? Lembra de algumas atletas brasileiras que não estão nessa lista? Conte pra nós nos comentários ou mande um e-mail para marketing@blog.bodout.com.br que teremos o prazer de divulgar nossas atletas para todos os nossos leitores 😉  

Iniciar chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajuda?